quarta-feira, 3 de fevereiro de 2010

Coisas que Gosto 05 - Desenhar

Um grande passatempo, que antigamente eu fazia bem mais, mas que adoro até hoje. Desenhar.

Tá certo que eu não sei muito bem desenhar, mas eu gosto.

Lembro dos meus desenhos antigos, eu ficava horas e horas desenhando personagens... Eu chegava até, a desenhar personagens que eu gostaria de ter em brinquedo, aí eu recortava eles e brincava como se fossem bonequinhos de verdade mesmo... criança é fogo.

Eu peguei esse costume do meu irmão mais velho. Ele sempre gostou de desenhar, e de ver eu achava tão legal... e eu sempre tentava copiar... e foi aí que começou a minha vida desenhando.

Meu mano uma época fez um desenho de como eu seria se fosse um personagem de desenho animado... Ele desenhou uma laranja... com rosto e praços e pernas... bem... sei que sou meio redondinho... mas uma laranja? O mais legal, é que eu curti bastante a coisa, e foi aí que inventei mais um monte de personagens frutas. O Laranjita (Eu), o Limonita (meu primo Tho), o Abacaxita (meu irmão), Bananita, Moranguita, Uvita... Sabe aqueles comerciasi do Capo, Eu acho que no fundo no fundo, fomos plageados com isso! Bom, a questão é que com esses personagens eu inventava histórias, desenhando mesmo. Fazendo histórias em quadrinhos. Nossa, diversas e diversas páginas, e o pior é que eu nunca terminava uma história em si... tipo, eu começava, desenhava umas 50 páginas, e aí eu parava. Aí, depois de um tempo, a mesma coisa, começava, desenhava e parava...

Depois, eu comecei a desenhar muito mangá porque caiu na era em que Pokémon, Dragon Ball e Digimon eram febres. E eu sempre gostei muito. Só que eu não conseguiar fazer os desenhos de "cabeça", eu sempre tinha que copiar de algum lugar. E Ficavam muito bons!

Só que chegou uma hora, eu comecei a procurar o meu próprio jeito de desenhar. E eu comecei a desenhar eu mesmo de forma mais cartunesca e caricata que eu conseguiria, foi aí que eu parei um pouco de copiar os desenhos e desenhar por eu mesmo. Não só os desenhos de eu mesmo, mas outras coisas, eu olhava e tentava desenhar pelo que eu sabia como era o desenho. Geralmente ficava meio estranho, onde só lembrava o desenho original, mas aí eu pegava, olhava o desenho original e comparava com o meu, pra ver onde eu estava errando, ou o que eu poderia acrescentar de detalhes.

Hoje eu desenho bem menos do que desenhei, só quando eu participo de alguma promoção, ou to na facul sem nada pra fazer eu rabisco alguma coisa. Eu consegui fazer 2 histórias em quadrinhos até o fim dos personagens "frutas", uma delas tem 12 páginas, e a outra tem 2. Mas são completas as histórias. São mais cômicas e eu tento fazer graça. Acho que tento passar o que eu sou nas histórias que eu faço, e acho que o desenho é uma forma de você se expressar de um jeito único, porque se você está feliz, só vai pensar em fazer coisas legais, bonitinhas, divertidas... mas quando você está deprê, só quer desenhar coisas mais darks, tipo, cobras, dragão, mortos... essas coisas...

E você, o que acha que é possível retratar atravéz de alguns rabiscos num papel?

Abraços.

3 comentários:

Anônimo disse...

faltou postar uns desenhos....

Thomaz Vilela disse...

Puxa, desenhar...

Hahahah o Kapo realmente copiou a gente! Quando apareceram esses sucos eu pensei na mesma coisa!
Meus cadernos nem existem mais...good times...

Realmente, a arte de desenhar é muito antiga e pode servir não só pra se expressar de um jeito único, mas também para registrar algo que aconteceu, estão aí as pinturas rupestres, os vasos gregos etc. mostrando a vida cotidiana daquele tempo. Parece com a escrita...
Come to think of it...a escrita também veio de um desenho...
Eu parei de desenhar, mas pelo jeito ainda continuo "desenhando" com as minhas traduções...a gente tem que recriar o texto algumas vezes e sempre coloca uma marca nossa nesse processo...

Vixi, viajei muito! Mas gostei do Post, não pare de desenhar Fê, seus desenhos são muito bons e você tem esse talento, aproveite!

Aline disse...

ah... Os poucos que vi e tenho ADOREI!!! Vc leva jeito para isso Fe... E concerteza consiguimos nos expressar atravês de desenhos. E não apenas de desenhos, mas de musicas, escrevendo poemas, textos e etc..

Postar um comentário

Deixe aqui o seu recado. =D