segunda-feira, 7 de setembro de 2015

As pessoas de hoje em dia.

Não é muito simples falar sobre como as outras pessoas devem ou não agir.

Acho que um senso comum é o que muitos pensam sobre certo e errado.

Mas até onde o meu errado, se encaixa no seu certo?

É tudo tão confuso.

Vou dar um exemplo que está acontecendo aqui no trabalho.

Tem um cara aqui, que vou chamar de Gomes (Acho que citar nomes fica mais fácil de associar).

O Gomes, em certo dia, resolveu que não estava mais satisfeito com o trabalho, e pediu para ser mandado embora da empresa.

A empresa, logicamente, não aceitou o seu pedido, pois além de não ter reclamações sobre o modo como o Gomes trabalha, óbviamente não quer perder dinheiro com a demissão sem uma Justa Causa de seu funcionário.

É aí que vem na cabeça de cada um o que ele poderia fazer para conseguir o que queria.

O Gomes então pensou "já que eu sou um bom funcionário e não me mandam embora, foi fazer por onde".

Resultado,

Ele começou a faltar, não fazer os procedimentos direito, não atender mais, entre outras coisas.

Aí você pega e pensa, "Poxa, ele deve ter sido mandado embora então". Mas não.

O Gomes, todos esses dias, têm trazido atestados médicos. Claro que é muito estranho que ele do nada tenha arrumado tantos atestados.

Coisa de 3 atestados por mês.

Mas mesmo ele fazendo essas coisas, ele está sendo "acobertado pela Lei".

Então de que adianta ele começar a fazer isso, se não está deixando de ser um bom funcionário por estar justificando suas ausências?

Com essa atitude, ele só está prejudando os companheiros de trabalho. Pois está aumentando o trabalho dos outros, enquanto se ele tivesse tomado a decisão de pedir sua demissão, a empresa teria contratado outra pessoa, que hoje estaria ajudando os outros.

Mas aí já partimos para a parte de "ele vai sair de mãos abanando?".

Em teoria, no momento em que ele teve sua entrevista de emprego, lhe foi colocado tudo o que viria a fazer, e quando disse sim, meio que assumiu um certo compromisso e estava ciente de tudo. Então porque agora, ele resolveu que não daria mais para trabalhar nas mesmas condições que trabalhou desde o início?

Em pontos eu concordo, pois afinal, ficamos mesmo de saco cheio. O trabalho é difícil, cansativo, se pudéssemos ficaríamos em casa dormindo e recebendo. Mas acho que a postura que ele tomou perante isso é errada.

Por mais que hoje eu esteja sendo prejudicado, sofrendo, passando por tudo no trabalho, nunca tomaria uma atitude que prejudicasse as pessoas a minha volta. Se estou infeliz com o trabalho, EU estou infeliz com o trabalho. Não posso querer fazer com que todos tenham a mesma desmotivação que eu. Não posso fazer com que outros se lasquem pelo que eu estou passando.

Conversar sempre é a primeira maneira de resolver as coisas. Dizer o que pensa, como sente e fazer com que seus chefes saibam o que você está passando, são coisas importantes. Quando nada resolve, é questão de tomar a sua própria decisão.

Trabalho nenhum é fácil, simples, feliz ou ganhamos exatamente o que queremos ganhar. Mas acho que para o Gomes, está faltando um pouco de Senso. Pois ele fazendo isso, está aos poucos se queimando dentro da própria empresa.

Imaginem o seguinte caso, em que por mais que ele esteja aborrecido, ele acaba conseguindo a tão aclamada "demissão". E em uma próxima empresa, eles exigem alguma carta de referência.

Bom, o Gomes não teria como conseguir isso. Tudo bem que não é muita empresa que pede esse tipo de carta, mas e se ele precisasse desesperadamente voltar para o trabalho?

Eu acho, que compensa muito mais sair de algum emprego com a cabeça erguida. Fazer as suas coisas, sem prejudicar o restante. Lutar pelo que acredita e tentar tirar o melhor do que conseguir até arrumar outro trabalho.

Se o trabalho fosse bom, não nos pagariam para fazê-lo.

Não sei,

Só não concordo com essas atitudes que muitas pessoas têm. Parece que ficam satisfeitas em pensar em si mesmo sempre. Se estamos juntos, porque acabar com o outro? Passar a perna? O que as pessoas ganham com isso?

Dinheiro? Estatus?

Talvez eu esteja com o pensamento muito antigo. Afinal, hoje em dia é sempre assim como as coisas são. Cada pessoa procurando um meio de fazer o outro ter problemas, ou de se beneficiar por algo que não fez. Ou até mesmo ver alguém fazendo algo errado, e fazer a mesma coisa.

Claro, afinal se não deu em nada com ele, porque daria comigo?

Só queria poder entender, porque as coisas, no lugar de melhorarem, tem decaído tanto? É tanta individualidade hoje em dia.

O que você pensaria se estivesse passando por isso?


Fernando Vilela Paciencia

0 comentários:

Postar um comentário

Deixe aqui o seu recado. =D