sexta-feira, 10 de junho de 2022

Coisas que Escrevo 63 - Um pedaço.

Existem muitas maneiras de começar a escrever algo, e essa é uma coisa que eu sempre fico pensando antes de começar a rabiscar esses papéis. Como eu devo começar o meu texto? Devo seguir como se fosse uma conversa com um "olá, tudo bem?". Devo me apresentar para conseguir um pouco de proximidade com quem estiver lendo "Boa tarde, meu nome é Alfredo.". Devo apenas escrever e indagar algo em comum e aos poucos ir arrumando esse grau de complexidade que virá nas próximas linhas aqui descritas "Você alguma vez já se deparou com...". São tantas formas diferentes de nos expressarmos que eu não sei exatamente como começar, mas acho que no fundo tudo vai depender muito mais do que se quer dizer para aquele que está lendo, e por isso eu decidi começar essa carta rabiscando um pouco sobre o que eu nunca conversaria contigo, porque é a minha maneira de esconder um pouco a dor que estou sentindo por agora.


Ah mas não se preocupe, porque eu sei que as coisas acontecem por um motivo, por um tempo, mas eu não sei se você reparou que o nosso tempo foi basicamente num piscar de olhos e é por isso que eu peguei esse pedaço de carvão e começo a escrever nesse papel de pão as coisas que eu deveria ter lhe dito mas não tive tempo. Espero que você esteja preparado para me ouvir, porque eu tenho muito o que conversar e acho que a primeira coisa que eu preciso lhe dizer é obrigado.


Quantas milhões de cartas, histórias, poemas, filmes não tem isso não é mesmo? Algum texto de tristeza para uma outra pessoa em que ela agradece por todo o aprendizado e tudo o que passou ao lado da outra pessoa. Bem é exatamente isso, por mais clichê que possa parecer é exatamente isso que minha alma grita enquanto vê as suas costas caminhando lentamente ao longe, um grito alto e abafado agradecendo por você estar presente em um momento que eu nunca imaginei que poderia ter apoio. Eu me achava tão diferente de todo mundo, deslocado, perdido, praticamente tinha vontade de me afogar em minhas lágrimas por saber que eu não iria me encaixar e assim como num estalo, você estava ali me fazendo lembrar que eu não estava sozinho, que estava seguro e que os absurdos que eu pensava não eram diferentes, e sim só uma outra maneira de fazer as coisas que as pessoas já estavam condicionadas a fazer, que eu deveria sim me preocupar e dar voz a tudo aquilo que estava dentro de mim, e por essas e outras que lhe digo, obrigado.


Em tão pouco tempo acabamos conversando sobre diversas coisas, algumas coisas mais pessoais como doenças em família que nos levaram a tomar decisões que não imaginaríamos mas que nos fizeram aprender muito mais que o tempo é algo essencial, e coisas mais banais como os gostos em comum que faziam toda a diferença no meio de tantas outras pessoas onde um comentário já era suficiente para usar um certo meme da internet de um certo capitão entendido das coisas. Uma amizade que cresceu muito rápido assim de repente e que agora dói demais por ver que ela não será tão recorrente, e é por isso que eu tenho que dizer essas coisas.


Quanto tempo se leva para construir uma amizade? Elas são instantâneas? Vêm depois de uma prova de confiança? Demora 1 ano para se dizer que é amigo de alguém? E por outro lado por quanto tempo elas duram? Até que alguém vá embora? Até que um problema a afaste? Quando uma opinião política a desfaça? Ela nunca termina?
São diversas indagações não é mesmo? Eu gosto de pensar que uma amizade vai permanecer enquanto ela existir. Meio complexo e sem uma resposta isso, mas é exatamente assim como eu me sinto quando penso em você. Veja, eu te conheço a o que? Três meses? E eu estou aqui me debulhando em lágrimas enquanto escrevo nesse papel velho, me desculpe pelas manchas, o que estou sentindo no momento que meu amigo me contou que precisava partir. Eu sei que não vamos mais falar sobre nosso dia sempre, que eu vou estar ocupado fazendo aquilo que você me ensinou e que você vai estar fazendo aquilo para o qual foi chamado, mas eu tenho certeza que o meu carinho por ti não vai só diminuir ou acabar porque um pedaço de ti ficou gravado em mim.


Acho que isso acaba sendo o que eu preciso te dizer. Não se preocupe amigo, porque nesse pouco tempo eu aprendi tanto com o seu jeito, o seu caracter, o seu carinho, o seu respeito, o seu amadurecimento, o seu nervosismo, quando irritadiço, que você vai deixar uma grande carga de você em meu crescimento. Eu lhe digo com toda a certeza que eu não sou a mesma pessoa que fui a três meses atrás e que vou lutar muito para as coisas aqui sem você sejam tão boas como quando você estava, para que você não pense nem por um segundo que não tomou a melhor decisão. É para isso que os amigos estão aqui, para lhe dar segurança e estar ao seu lado em qualquer que seja o momento em que você precisar. Enquanto te vejo se distanciar de onde estou só me resta levantar meus braços, balançar ele ao vento e chorar, não porque estou triste, mas porque estou feliz que você está indo para um lugar maravilhoso, e que a sua marca aqui ficou assim como tenho certeza que por todos os lugares por onde passou. 


E sabe esse pedaço que ficou aqui comigo? Pode ter certeza que ele está junto de tantos outros que venho juntando por toda a minha vida, e que guardo com carinho de cada um que já esteve ao meu lado. Seja por três meses, uma semana, nove anos, um mês, vinte e oito anos, dois dias, trinta e quatro anos, são tantos pedaços, cada um a sua maneira e olha, tem pedaços aqui que eu não me lembro de onde vieram porque viver é isso, é aprender com pessoas maravilhosas como você, com filmes perfeitos, desenhos tristes, familiares chatos e qualquer coisa que lhe marque.


Por isso, vá e seja aquele que você está destinado a ser, e se não acreditar em destino tudo bem, só continue sempre sendo você.


Do seu amigo.



Fernando Vilela Paciencia.

0 comentários:

Postar um comentário

Deixe aqui o seu recado. =D