sábado, 23 de abril de 2016

Coisas que Escrevo 30 - Casualidade.

O que irei hoje lhes contar é uma pequena história.

Sempre fui uma pessoa muito cética com relação a sentimentos. Nunca acreditei que existisse realmente uma pessoa que seria o nosso complemento ou até mesmo, o que dizem ser nossa “alma gêmea”. Para mim isso não passava de um sonho frustrado de alguém que nunca foi feliz sozinho.

Nesse meio tempo, eu tive uma vida bem simples.

Morei com meus pais, trabalhei, estudei, tive meus amigos e sempre me considerei uma pessoa muito feliz. Tive alguns relacionamentos mas nunca me passou pela cabeça que o sentimento de amar existisse.

Meus relacionamentos nunca duravam por muito tempo, e sempre me diziam que o motivo para tanto se dava a minha frieza para com a pessoa que estava comigo. Eu nunca me achei realmente uma pessoa fria, principalmente pelo fato de que nunca menti com relação ao que eu sentia, e nos casos em que alguém me dizia “eu te amo” eu nunca retribuí, afinal eu não fazia ideia do que seria esse amor de que tanto falavam.

Relacionamentos passageiros era o que acontecia em minha vida, mas nunca me importei com isso. Essa era a minha rotina. As pessoas que eu conhecia, quando namorava sempre se diziam apaixonados e eu sempre me perguntei o que diabos isso quer dizer afinal?

Alguns tentavam me explicar como era esse sentimento. Ouvi muito coisas como, "você se sente nas nuvens", "você sente sente falta de estar a todo momento junto da pessoa", "não vê mais sua vida sem a pessoa ao seu lado". E sinceramente, isso realmente nunca aconteceu comigo e eu sempre achava muito engraçado ouvir esses relatos até então absurdos até mesmo para minha imaginação.

Até aquele dia.

Um dia eu estava usando minha rede social, quando uma pessoa que eu não conhecia pediu para ser adicionada a minha lista de contatos. Tínhamos amigos em comum então de cara, imaginei que fosse alguém conhecida que eu só não me lembrava de momento. Logo, eu a adicionei e mandei uma mensagem perguntando de onde nos conhecíamos e já adiantando um pedido de desculpas, pois não me recordara dela. Alguns dias depois ela respondeu que não nos conhecíamos, mas que poderíamos então, começar a nos conhecer.

Começamos então a nos conhecer, afinal uma boa conversa é sempre bem vinda. As mensagens não eram respondidas sempre na mesma hora, as vezes ficávamos até uma semana sem trocar mensagens. Contei sobre onde eu morava, minha idade, o que eu fazia de minha vida, entre outras coisas para que ela assim pudesse me conhecer melhor, e de contra parte a questionei sobre as mesmas coisas. Tão logo fiquei sabendo que aquela moça estava em outro país.

Sim, fiquei surpreso. Mas em nossa realidade de hoje, é muito fácil conhecer pessoas que estão do outro lado do mundo com apenas alguns cliques e uma conversa jogada fora.

Pedi a ela que me passasse o seu endereço de mensagens instantâneas e começamos a ter mais contato. Por conta do fuso horário de nossos respectivos países, o único momento que tínhamos para conversarmos instantaneamente era na minha madrugada, correspondente à noite dela. Ficávamos durante horas conversando, sobre tantas outras milhares de coisas, que fizemos, que não fizemos, coisas que poderiam ou não acontecer, e algumas vezes sobre o que esperar de um futuro próximo.

A conversa com essa moça era diferente. Não sei ao certo o por que, mas tudo fluía naturalmente. Não sei explicar o porque eu contei tanto sobre minha vida, meus segredos, minhas vontades e meus sonhos, mas posso dizer que assim como eu, ela também se abriu para comigo de uma maneira que eu não soubera descrever ainda.

Durante o dia, eu ficava pensando em coisas que eu pudesse lhe contar assim que nosso momento chegasse para conversarmos. Passávamos  noites em claro conversando agora. E com a interação que a nossa tecnologia nos permite, podíamos até nos ver sempre que queríamos. Era como se ela estivesse ali, sem nem mesmo estar.

Então aos poucos, conversar com ela foi se tornando a parte mais esperada do meu dia. As vezes, não importava quanto o dia havia sido difícil, apenas ver o sorriso dela era o que bastava para fazer qualquer dor ou preocupação desaparecer.

Mas por que?

Meus amigos notaram uma pequena diferença em meu comportamento. Diziam eles que eu estava sempre mais feliz, mais motivado e até com mais histórias. Para mim, eu sempre fui a mesma pessoa e não estava agindo diferente em nenhum momento. Eles me perguntavam o que havia acontecido comigo e eu nada respondia, afinal a minha vida não havia mudado em nada. Será?

Teve uma noite em que meu primo dormiu em casa e viu o que havia acontecido. Eu havia conhecido uma pessoa. Mas o que aquilo tinha a ver com alguma mudança que eu pudesse ter? Nada que ele dissesse me fazia acreditar que eu estava diferente. Eu estava agindo do mesmo modo. Será?

Logo, todas as pessoas a minha volta ficaram sabendo dessa minha amiga, e sempre que podiam me perguntavam dela. Por alguma razão ela começou a ser o centro de todas as minhas conversas. De alguma forma eu conseguia encaixar algo sobre ela ou sobre nós em qualquer assunto que eu tivesse com qualquer pessoa. Será?

Só depois de tudo isso, eu comecei a perceber que eu realmente havia mudado. Quando fui perguntar o que afinal de contas era isso que vinha acontecendo comigo, todos me disseram a mesma coisa.

Você está apaixonado.

Eu ri. Era muito óbvio que  não era isso. Será?

Conforme os dias iam passando, percebi que sempre que não falava com ela eu ficava menos feliz. Era como se em meu dia não houvesse um lindo sol radiante, mas sim um tom acinzentado e nublado.

Em meio a tantas descobertas sobre como eu estava me sentindo, ela então me disse que iria deixar de usar tanto o computador, estava precisando trabalhar mais e teria um outro emprego, logo não nos falaríamos com tanta frequência.

Claro que para mim, seria aquela a coisa mais normal do mundo, afinal se era algo da qual ela precisava isso era o mais acertado a fazer. Mas as coisas não foram tão bem como eu imaginei.

Eu continuei a esperar por ela durante todos os dias. A cada som que meu computador fazia indicando que havia entrado alguém, eu ansioso olhava para ver se seria ela, mas nunca era. Os meus dias não paravam de ficar nublados e um sentimento de vazio me percorria.

Semanas passaram e aparentemente retrocedemos em nossas formas de comunicação. A mensagem instantânea deu lugar para a rede social novamente. Deixávamos uma mensagem para o outro e esperávamos por um tempo livre para poder responder. Foi então que a partir daí, nos afastamos gradativamente.

Nunca pensei que algo assim pudesse ser tão ruim, tão dolorido. Eu nunca até então havia passado por algo assim. Ela era uma pessoa que eu nunca conhecera pessoalmente, então  como ela poderia ter roubado tanto a minha atenção? Tudo o que eu sabia sobre ela, foram coisas que ela mesmo havia me contado, mas e se tudo fosse mentira? Como alguém poderia ter deixado uma semente tão profunda em meu coração? O que estava havendo comigo? Eu perdi as contas de quantas vezes eu me imaginei comprando uma passagem e indo até o seu encontro, para que mesmo por alguns segundos estar ao seu lado. Como era possível me sentir assim por alguém que poderia ser só um amontoado de palavras?

Aproveitei este “afastamento” que tivemos para pensar. Colocar minha vida no lugar. E depois de algum tempo eu resolvi mandar uma mensagem a ela, com tudo o que havia pensado, tudo o que havia sentido, tudo o que havia esperado.

“Sinto sua falta durante todos meus dias. Não sei exatamente o que você pensa quando eu lhe digo tais palavras. Mas eu não precisaria lhe dizer nada se não fosse verdade. Eu poderia sumir sem deixar mais vestígios e apenas esquecer o sonho que você me foi. Mas eu não consigo deixar meu coração de lado, pois ele me lembra a todo o momento de você. Sinto saudade de seu sorriso, de saber que você está acordada comigo, de ver as coisas que você trás para comer eu beber na frente do computador, do modo que você mistura nossos idiomas enquanto fala comigo. Apenas... Não sei... Sinto muita falta de você... Não posso dizer que é uma paixão o que sinto por você. Pois nenhuma paixão resistiria a tudo isso que nos afeta... E tão pouco me atreverei a dizer que eu lhe amo. Se eu disser, será apenas mais uma palavra ao vento. Uma palavra que vem e nos refresca, e vai embora quando menos se espera. Perdi toda a base sobre meus pés e não deixo de pensar que logo mais você vai sair de minha vida. E eu não quero que isso venha a acontecer. Fique comigo.”

Assim que lhe enviei a mensagem fui surpreendido com uma resposta dela de imediato. Como se estivesse a me observar enquanto eu escrevera e assim veio a sua resposta.

“Meu Amor. Você quer me fazer chorar? Ah, é uma pena que não estamos tão perto. Mas não vamos desaparecer, um da vida do outro não! Eu estou sempre aqui! Você é muito especial para mim. É tudo muito estranho, nós nos falávamos apenas quando eu ficava no computador e então eu fiquei sem internet em casa e tudo mudou. Mas isso não quer dizer que eu me esqueci de você. Não me esqueço, da nossa ultima foto, quando você me ensinou a tirar pelo computador. A foto ficou tão lindinha, sou eu e você! Tenho saudades sim. Você é tudo! Mas o que vamos fazer? Tão longe. Eu, toda enrolada. Hahaha. Mas, você tem tudo para ser muito feliz. Você merece uma menina que seja livre. Apenas para você. Nós somos um caso especial. Mas sempre me preocupei demais pelo seu lado. Sempre te disse isso. Não quero que Você sofra, meu amor! Amor, o que mais eu posso te dizer? Sem palavras. Desde o momento que você me mandou a mensagem, eu estou aqui, escrevo e apago. Ai meu Deus! Me preocupo sim.”

Meu coração ficou em silêncio por alguns momentos e só conseguiu dizer.

“Lágrimas caem de meu rosto, ao imaginar que você deseja que eu encontre alguma outra pessoa que seja livre. Não desejo ninguém que não seja você, mas agora vejo que não partilhamos da mesma intenção. Obrigado por se preocupar comigo assim deste modo tão especial, mas não é o que eu queria para mim. Eu entendo nossa situação e não posso lhe pedir nada. Eu não tenho esse direito. Não sou ninguém. Pelo menos agora será mais fácil uma vez que entendi o que me disse nessas palavras que mais vieram como lâminas a perfurar meu coração. Eu não vou mais ficar sonhando com o momento em que você voltasse para cá ou ficar calculando quanto eu deveria poupar para poder ir até você. Obrigado pela preocupação. Espero que as coisas aconteçam para você e obrigado por tudo, por cada momento, cada sorriso, cada pensamento e por cada suspiro que eu consegui dar só por viver em meu sonho.”

Agora o tempo não fazia mais diferença e eu não saberia dizer ao certo se demorou ou se foi logo de imediato, mas o que pareceu uma eternidade teve seu desfecho em sua resposta.

“Beijos, beijos, beijos! Quem sabe um dia, nós nos encontramos por ai..?! E vamos misturar nossos idiomas, fazer o que gostamos juntos, nos beijamos e rirmos muito de toda essa situação. Eu gostaria muito se isso um dia viesse a acontecer. Vamos deixar por conta do tempo o nosso destino. Sinto sim saudades de você. Amava ver você sorrindo e eu sempre tive vontade de ter você pra mim. Amor, quero que você seja muito feliz e por favor, não quero perder o contato com você. Me ajude! Se eu der uma sumida, NÃO quer dizer que eu te esqueci não, ok?.. Mas me chame de vez em quando! Beijos, lindo!"

Hoje, eu não tenho quase nenhum contato com ela. Claro que o tempo sempre será o melhor remédio para a nossa vida e tudo aquilo que não sabemos dizer se vai ou não acontecer. Tudo gira em torno dele. Mas eu realmente acredito que o tempo só nos ajuda, se nós tivermos certeza do que queremos.

Eu demorei muito para decidir o que eu queria e o que eu sentia mas isso não foi suficiente, pois não dependia apenas de minha resposta. A partir desta última conversa que tivemos eu percebi que eu havia chegado a uma conclusão sobre o que eu queria. Eu havia demorado anos para descobrir o que realmente é gostar de uma pessoa. Entendi o que as pessoas a minha volta diziam sentir quando estavam com seus companheiros e é realmente algo incontrolável que não escolhe hora nem lugar. Isso me fez sentir como nunca antes e deixou todos os meus dias incrivelmente melhores e a vontade de sorrir estava estampada para todos a minha volta.

Não me arrependo de ter sentido tudo isso. Eu não sei e talvez nunca saiba se ela era a pessoa para mim naquele ou em qualquer outro momento, a pessoa “certa” como dizem por aí. Mas o que eu posso realmente afirmar, é que naquele momento, ela não desejou que fosse. Eu percebi com suas respostas, que ela estava levando as coisas com outros sentimentos, talvez sim houvesse algo da parte dela, mas eu não consegui ver eu como a pessoa que ela realmente lutaria para ter ou estar. Se acontecesse de eu resolver por minhas decisões ir até lá e querer fazer acontecer, seria o cômodo para ela. Mas eu não vi reciprocidade nisso, afinal eu gostaria que ela lutasse tanto quanto eu para fazer acontecer ou pelo menos para sonhar que acontecesse. 

Se alguma outra pessoa vai aparecer em meu caminho? Eu tenho certeza que sim. Se vai valer a pena? Eu não poderia dizer agora. Tudo é sempre tão confuso quando falamos sobre sentimentos que não podemos provar por a mais b. Nosso sentimentos são coisas incontroláveis que não iremos escolher hora, não escolheremos lugar e pode ter certeza que nunca iremos escolher a pessoa que irá nos despertar para eles.

O que eu posso fazer então? Viver.

Sei que eu descobrirei todas as minhas respostas, porque o que eu decidi depois de pensar tanto e entender realmente o que eu sentia é que vou viver cada sentimento com toda minha intensidade a partir de agora. Seja ele bom ou ruim, eu tenho que aprender a me entregar em cada atitude que venha a tomar sem tentar rotular com alguma certeza, e tudo isso porque eu não vou nunca ter certeza de que o que eu imagino como certo terminará como eu espero.

Acho que eu devo terminar tudo isso com um obrigado. Obrigado por me fazer abrir meu coração, quando eu nem mesmo sonhava que houvesse um dentro de mim. Obrigado por levar tudo o que eu sou a tona e me fazer ver que existe muito mais de mim para ser descoberto do que eu posso imaginar. Obrigado por me trazer o colorido a minha vida quando estava perto e me fazer perceber que um dia nublado pode ser perfeito para se abrigar com pessoas que lhe trarão calor nesse dia frio.

E finalmente, muito obrigado, por me fazer viver.


Fernando Vilela Paciencia.

0 comentários:

Postar um comentário

Deixe aqui o seu recado. =D