quinta-feira, 22 de setembro de 2016

Coisas que Escrevo 54 - Dor.

Nunca vou saber ao certo, o real motivo do porque temos que sentir dor.

Eu sinto que essa é uma das piores sensações que podem existir. Você se sente tonto, fica com falta de ar, as vezes não consegue nem falar e tudo o que sai quando consegue fazer alguma coisa, é chorar. Claro que não é uma regrinha onde tudo acontece por ordem, mas geralmente esses são os maiores sintomas de quando estamos com alguma dor.

Sei que existem duas formas de se sentir dor. A dor física e a psicológica.

A dor física costuma ser um pouco mais simples de ser curada. Se você cair e se machucar, se tiver apanhado em uma briga, ter sofrido algum tipo de acidente, sempre haverá algum tipo de remédio ou visita ao médico que lhe aliviará aquela dor, pode até demorar por ser um tratamento mais intenso, mas em algum momento aquela dor vai embora.

Já a dor psicológica não é tão simples assim e eu acredito que as mais difíceis de serem curadas são elas. Dores que não se vê e que tudo o que fazemos é sentir. Sabe? As dores de um coração partido. Não digo isso me referindo a problemas cardíacos nem nada do tipo, digo com relação à sentimentos mesmo. Essas dores não vão embora quando você toma um remédio x ou y. As vezes não tem nem como serem medicadas, porque você está tão imerso em tudo o que lhe machucou, que é como se enquanto sentisse aquilo, ainda estaria de certa forma ligado ao que aconteceu, então a última coisa que você quer, é que aquilo acabe. E sem você perceber, começa a ser consumido por essa dor.
As vezes até temos medo de admitir que aquilo está doendo de verdade. Talvez por medo ou orgulho.
Em alguns casos em que você resolve procurar algum médico para lhe curar essa dor, e ele te consulte algumas coisas, eu lhe perguntarei, "Até quando? Até que pare de tomar o remédio e comece a pensar em tudo de novo. Você realmente acha que isso é uma cura de verdade?".

É algo que não faz muito sentido se formos analisar friamente, como algo que não é "físico" pode machucar tanto? Tem pessoas que ficam dias e dias sem pensar em outra coisa, só em tudo que aconteceu. Sem fome, sem vontade de fazer alguma coisa, ficar em seu quarto, deitado no escuro, pensando, remoendo, imaginando soluções, caminhos, ou até esperando. Esperando por algo que pode nunca mais voltar. Claro que as vezes dependendo do que for, até pode acontecer de algo realmente bater a sua porta e tudo não ter passado de um sonho ruim, mas e se não for?

É... A dor pode acabar com você.

E o que é preciso então para que tudo passe? Existe alguma forma de aplacar essa dor que sabe de lá de onde veio e sabe se lá para onde vai?

Depende muito de cada um.

Algumas pessoas aconselham em casos assim, que o melhor a fazer é chorar, sofrer até o último sentimento e que mais cedo ou mais tarde, as coisas irão se ajeitar, porque uma hora você vai realmente entender o porquê as coisas aconteceram daquela maneira e seu coração começará a se confortar com uma nova situação. Outros dizem que o melhor é se divertir, aproveitar tudo o que você gosta e o que você nunca fez, só para conseguir deixar sua mente ocupada até que ela deixe de pensar e você se acostume com essa nova realidade. E tem até aquelas pessoas que procuram médicos especialistas por não ter conseguido conviver com o que sentem e não confiam mais nas pessoas que estão próximas, portanto precisam conversar com alguém e só assim conseguir "vomitar" tudo o que pensam e sentem.

Talvez essas possíveis "soluções" tenham algum sentido sabe, mas até qual ponto?

Por exemplo se você chora, grita e se lamenta, quebra as coisas, corre, se tranca em seu quarto e tenta fazer tudo aquilo que seu corpo inexplicavelmente clama para fazer, em algum momento tudo vai passar, mas ainda assim você vai estar tão fragilizado pelo que sentiu, que vai ser difícil realmente tomar uma decisão para trazer essa mudança para sua vida, por tudo aquilo que te machucou e por todas as dores que vão ficar em seus pensamentos.

Agora fazer de tudo para se divertir e tentar esquecer pode parecer bom no início, mas sabe, você pode passar o dia todo aproveitando o máximo de tudo, mas e à noite um pouco antes de deitar, quando estiver esgotado e a cabeça parar por um momento e ficar no momento só "seu"... É aí que você vai começar a se lembrar de tudo e o pior, é que você vai estar sozinho em sua cama, sem tem com quem poder conversar e sem conseguir tirar aquilo de dentro de seu coração. Acho que o pior não é tentar esquecer, mas sim não conseguir deixar de lembrar.

Tentar procurar algum especialista pode ser muito interessante, mas são tantas pessoas que não conseguem se abrir com ninguém, que acham que é mais fácil passar por cima de seus sentimentos, que acham que é mais fácil só tentar ignorar a dor ou que acham que isso não é um problema de verdade. Acho que o maior problema é quando resolvemos pensar que sabemos lidar com algo assim sozinhos.

Eu imagino que não sabemos o porquê de estarmos sofrendo e nem o que realmente devemos fazer para conseguir sanar toda essa angústia. Será que fomos tão maus que mereceremos ser punidos de alguma forma e por isso essa dor? Será que foi alguma maldição de alguém que não gosta da gente? Será que depois de toda essa dor, haverá de alguma forma algo incrivelmente bom e por isso devemos sofrer para aprender a valorizar tudo isso? Será que tem mesmo alguma explicação?

Acho que a dor acontece para que possamos LUTAR contra ela. Se você está sofrendo, não se dê por vencido. Lute. Encare tudo o que vier de frente. Seja capaz de se levantar apesar do caminhão que está sobre suas costas ou o que passou por cima de cada parte de seu corpo. Mesmo que pareça que não tem mais volta, de sua cara a tapa e mostre que você é capaz. Lembre-se de fazer de tudo para conseguir lutar mesmo que seja tarde. Mesmo que tudo pareça pedido. Mesmo que tudo tenha acabado. Tente. Só você pode conseguir tudo aquilo que deseja. Só você pode lutar as suas lutas e será o único que sairá como vencedor, e seu prêmio, pode ter certeza que será aquilo que deseja. Ninguém lutará por você isso você pode ter certeza. E mesmo que você tenha feito a maior besteira do mundo e provocado toda essa dor, arrepender-se também é algo que acontece. Faz parte de viver. Não tenha medo de tentar voltar atrás, porque já dizia o velho e conhecido refrão, é errando que se aprende. E pode ter certeza que nada, mas nada mesmo, valerá a pena quando é muito fácil de se obter.

Seja o dono de sua dor e não o contrário.

Acredite, levante e lute para mostrar que você não é alguém que mereça ficar no chão, mas se erguer e mostrar para tudo a sua volta, que pode ter perdido um pedaço do seu coração, mas você tem o poder de se curar e de seguir pelo novo caminho que aprendeu a trilhar.

Eu acredito em você.


Fernando Vilela Paciencia

0 comentários:

Postar um comentário

Deixe aqui o seu recado. =D