quinta-feira, 9 de fevereiro de 2017

Coisas que Escrevo 55 - O meu Desejo.

Quantos desejos seriamos capazes de realizar se tivéssemos a oportunidade?

Se eu parar para pensar, eu gostaria realmente de realizar apenas um desejo. De que todas as pessoas fossem felizes.

Eu desejaria que cada pessoa que está a minha volta pudesse encontrar tudo aquilo que sempre quis, aquilo porque luta e tudo aquilo que acreditasse que merecesse.

E eu desejaria que essas pessoas tivessem todas as coisas maravilhosas da vida apenas pelo simples fato de estarem ao meu lado durante todo esse tempo, por me apoiarem e me ajudarem em todos os momentos que eu mais precisei.

E como eu não tenho um gênio da lâmpada que possa me ajudar a conceder meu único desejo, eu venho hoje até vocês, para dizer "OBRIGADO".

Sei que em muitos momentos eu devo ter parecido ausente, ou até mesmo presente de mais.... Sei que deixo o meu aplicativo de mensagens instantâneas ligado no computador enquanto estou fazendo qualquer outra coisa o que faz parecer que ainda estou ali, e quando você me chamar eu não vou responder imediatamente mesmo "estando disponível" porque eu não estarei ali naquele momento. Sei que as vezes eu lhes envio mensagens durante todo o dia e no mesmo instante que você me responde eu já envio algo de volta, e se por algum acaso você estiver atarefado com algo que não seja eu, isso me trará um sentimento de que você não está comigo, mesmo que você esteja apenas terminando as suas coisas e que logo menos virá falar comigo.  Eu entendo que sou ciumento e as vezes possessivo e nem sempre dou a reciproca a você que com certeza também precisa.

Você estava aqui ao meu lado e sabe que eu estive em um momento muito delicado da minha vida. Fiz coisas que ninguém acreditaria que eu pudesse fazer e é uma das razões pelas quais alguns me condenaram. Outros apesar de concordarem com as atitudes que eu tomei, mesmo assim disseram que eu estava agindo de uma maneira errada. Mas entre esses e outros sei que alguns como você, ficaram do meu lado.

Em muitos momentos eu sei que errei. Eu não sou perfeito. Sou chato, criança, bobo, orgulhoso, teimoso, preguiçoso, pessimista, chorão, sou muito exagerado no que sinto e tenho muitos outros defeitos. Mas pode ter certeza que eu nunca quis fazer ninguém sofrer ou chorar pelas coisas que eu fiz. Eu de todas as pessoas que você pode conhecer, acredito que seja aquela pessoa que sempre vai pensar primeiro na outra pessoa. Se você estiver com sede, eu irei e comprarei um refrigerante com a desculpa de que estou com sede também, vou dar uns dois goles e deixo o restante para você. Se você estiver com fome, eu vou te chamar para comermos mesmo que eu tenha acabado de almoçar. Quando quisermos algo em comum pode ter certeza de que você virá em primeiro lugar. Pelo menos é assim que eu me imagino.

Eu me pergunto as vezes se eu sempre fui assim? Ou se eu me mantenho seguindo essa mesma convicção ao passar dos anos. Talvez isso não seja um defeito e sim uma qualidade muito grande. E por mais incrível que possa parecer, quando eu imagino que sei o que é melhor a ser feito eu acabo descobrindo que o que fiz na verdade acabou sendo a pior decisão que eu poderia tomar. Mesmo que eu houvesse agido na melhor das intenções acabo machucando alguém que eu só queria proteger.

Talvez isso possa ser classificado como orgulho. Eu coloco na minha que cabeça que eu estou fazendo o certo e não dou o braço a torcer. Eu nunca entendo exatamente como as coisas chegaram até o ponto em que estão, onde eu abri meu coração e disse tudo o que pensava e fiquei esperando. Esperando algo acontecer depois que eu tomei uma decisão. Esperei por muito tempo até que eu esgotei. Esgotei minha vontade, esgotei minha razão, esgotei meus sentimentos, esgotei minha paciência. Esperei por muito tempo até que eu esgotei.

Cheguei em um momento em que meu castelo de areia desmoronou e não quero mais reconstruí-lo a partir dos seus escombros. Vou jogar um balde de água no meu castelo para que assim ele possa desaparecer, quero sentar e ficar admirando-o enquanto seus alicerces húmidos comecem a ruim e ele se desfazer a cada segundo a mais, para que depois eu possa me erguer e bater com minhas mãos transformando esse monte de areia molhada em uma outra superfície lisa e de novo eu possa começar algo do zero. Quero tentar reconstruir todos os meus sonhos, pedaço por pedaço, caminho por caminho e escolha por escolha.

Mas o que eu deveria fazer para conseguir realizar esse meu desejo? O desejo de desfazer qualquer outro erro meu para conseguir fazer com que todos sejam felizes?

Eu estive com muita dor. Ouvi coisas que não queria por um tempo maior do que pude suportar e acabou que hoje eu explodi. Estou cansado. Eu sempre penso no melhor para todo mundo e acabo sempre ficando para traz. E quando eu paro para pensar, por conta desse meu jeito de tentar sempre fazer com que os outros estivesse em primeiro lugar eu acabava logo ficando em segundo plano, eu sempre me sabotava para que ficasse em segundo lugar. Será que esse é o melhor jeito de buscar o que eu estive procurando a minha vida toda?

Hoje você não está mais sozinha, encontrou alguém que partilhasse da mesma necessidade que você e suprimiu todo o vazio que eu deixei em seu caminho, enquanto eu... estou lhe vendo pelas costas novamente. Eu me privei de muitas oportunidades que poderiam ter feito toda a diferença em meu caminho só para lhe ver feliz, e inacreditavelmente é exatamente assim que você está hoje. Feliz. E eu não pude calcular isso antes, de que a sua felicidade de agora que foi baseada em minhas atitudes iria me doer mais do que eu poderia imaginar. Me dói saber que você está sem mim. Eu te dei o espaço que você pediu e me dói muito saber que você o ocupou com outra pessoa.

É por isso que venho até aqui hoje. Para lhe agradecer e me despedir. Eu vejo agora que talvez tenha conseguido lhe fazer mais feliz do que em qualquer outro momento em que passamos juntos, eu agora poderei deixar de achar que sei o que é melhor para os outros e fazer com que cada um decida o que é melhor para si, eu agora poderei descansar finalmente da sensação de não ter alguém ao meu lado. Eu agora termino o que um dia comecei. Há tantas coisas que gostaria de gritar, de ouvir, de lamentar, de chorar. Mas somente em minha solidão eu poderei fazê-lo. Agora, meu silêncio será eterno.

Eu não sei se com isso eu consegui realizar o desejo de alguém que eu amo, mas eu finalmente estou tentando realizar um desejo só meu. Eu me levanto e jogo fora cada lembrança sua, cada sentimento que possa ter existido, eu me desfaço de cada presente, cada amarra, cada recado e cada costura que você possa ter feito em meu coração. Eu vou sangrar de novo, vou me mutilar de propósito, vou gritar e vou querer morrer, mas ainda assim, eu vou aguentar tudo o que vier em busca de uma única coisa.

Estarei em busca de uma nova felicidade.


Fernando Vilela Paciencia.

0 comentários:

Postar um comentário

Deixe aqui o seu recado. =D