domingo, 16 de agosto de 2020

Coisas que Escrevo 59 - Época Nostálgica

 Vivemos hoje em uma época Nostálgica, você já pensou sobre isso?


Eu não sei se você se sente assim, mas tudo o que eu vejo é sempre uma nova versão de algo que já a muito passou.

Seja um programa na TV, um filme, um desenho, e tudo isso parece querer pegar todo o apelo emocional que alguns dos mais velhos terão em redescobrir algo que eles gostavam e muito. Ao mesmo tempo que para os mais novos que podem nunca ter ouvido falar daquilo, será uma grande novidade.


Eu sempre vou ter uma certa relutância quando algo assim acontece. Claro que tudo vai depender do quanto aquilo está interessante adaptando o cenário de algo ao qual já passamos para uma nova realidade, afinal muitas das coisas que eu via quando era mais novo, não tinham um terço da tecnologia destes tempos atuais, mas o quanto isso realmente é necessário?

Já passamos por aquilo e já aprendemos com tudo isso, então porque abusar e retrazer para os nossos dias que deveriam ser tão lindos e modernos, coisas que já foram enterradas e que ficam em nossas memórias como algo que passou e teve a sua importância. Importância essa para uma mudança, um aprendizado ou quem sabe eu poderia dizer uma Evolução.


Bem apesar de tudo o que mencionei, não, eu não estou falando de uma série daquele site de Streaming ou de algum outro aplicativo que pretende reviver aquele desenho japonês velho com um novo Design. 

Eu gostaria de entender o porque voltamos a ser totalmente intolerantes com a opinião dos outros?


Eu não passei por épocas de censura ou de guerras, mas eu sinto que o mundo esteja a um passo de voltar a tudo isso. A difusão da informação hoje em dia é cada vez mais abrangente e nós deveríamos conseguir nos comunicar de maneira mais fácil, uma vez que somos tão instruídos e temos todo o tipo de informação literalmente na palma da mão, mas parece que com isso todo mundo tem uma verdade absoluta sobre literalmente tudo! Se você encontra alguém que compactue com a sua verdade, e muitas vezes essa pessoa é endeusada como um profeta, mas se qualquer pessoa tiver uma opinião contrária, é tanto ódio que se dispara. 


E a troco de que? Uma discussão nas redes pode acabar com a auto estima de qualquer um, e qual o sentido de alguém estar realmente certo ou errado? Você ter uma postagem não é só ter uma opinião que queira compartilhar? Mas no seguinte em que clica em “POSTAR” você se permite ser alvo de julgamentos e isso se não começar a sofrer abusos, ofensas e qualquer coisas que podem incluir uma perseguição na vida real ou até mesmo agressões e mortes.

Eu realmente vejo um passado que deveria estar enterrado fazendo de tudo para voltar ao presente. Ditadores que não pensam nos outros assumindo o controle, algumas pessoas que se julgam melhores ditando as regras das vidas de outros, pessoas brigando e lutando umas contra as outras e tudo por que? Por suas CRENÇAS! Por seu JEITO DE PENSAR! Por suas escolhas AMOROSAS! Por qualquer coisa que esteja diferente do modo de vida de alguns!

Pessoas estão MORRENDO, pessoas estão sendo MACHUCADAS PSICOLOGICAMENTE, pessoas estão espalhando o ÓDIO e tudo por que? Por que tudo isso tem que acontecer? Que tipo de orgulho maluco é esse que te dá o poder de ofender uma pessoa que você nem conhece? O que te dá o direito de se proclamar o ditador da justiça e da verdade? Você nem mesmo sabe qual é a verdade! 


Tudo tem uma justificativa na sua cabeça, e não importa se a pessoa lhe diz que “você poderia prestar atenção um pouco no que estamos conversando?” por que ela sente que você não está ali e expressou isso à você, mas você logo confronta algo que está transparecendo se defendendo com todas as suas justificativas que ao menos fazem sentido, e tudo por que? Porque você quer estar certo até mesmo sobre o sentimento de outra pessoa e se ela está vendo você de outra maneira ela está lhe vendo errado e ela tem que se corrigir, porque você está certo!

 

Com toda tecnologia e toda a informação, o que está acontecendo que as pessoas estão se esquecendo como é interagir umas com as outras? Quando temos tantos modos de estar mais próximos, parece que cada vez ficamos mais distantes uns dos outros e ninguém mais se importa com o que precise fazer, todos só se importam em fazer com que ninguém fira a sua verdade!

Eu estou quase me preparando para viver tempos negros, onde pessoas vão andar com os celulares acesos sobre suas cabeças, vestidas com alguma cor que supunha supremacia e arrastando as suas verdades pelos outros, ou pior ainda, proclamando morte a pessoas de um sexo diferente dos padrões ou uma cultura com a qual não concorde ou ainda por ela não gostar de beber Água!?

O mundo está mudando, e essa involução está me trazendo uma sensação muito nostálgica de coisas horríveis que já passamos, e se chegar num ponto que ter coisas melhores nos deixará menos favoráveis a conviver em um mundo com outras pessoas, onde iremos parar?


Espero que em algum momento possamos nos lembrar de ter empatia com os outros, nos lembrar de sermos humildes e reconhecer que outra pessoa também pode estar certa e acima de tudo, nos lembrarmos que o mundo precisa de informação sim para crescer ainda mais, mas não podemos deixar de lembrar que a DIVERSIDADE EM TUDO precisa ser ouvida, respeitada e o mais importante compreendida.


Eu não quero voltar mais a ter essa sensação Nostálgica ruim. Tudo o que eu quero é me lembrar de quando eu comia Mousse de Maracujá da minha avó enquanto ela sorria pra mim.

As pessoas precisam se lembrar de compartilhar Mousses por aí ao invés de Ódio.



Fernando Vilela Paciencia.

0 comentários:

Postar um comentário

Deixe aqui o seu recado. =D