sábado, 31 de outubro de 2020

Coisas que Escrevo 61 - Uma Semana Difícil.

Uma semana difícil. 

Com toda a certeza você já passou por uma dessas não é mesmo?

Essa semana pra mim foi uma que ficou de "parabéns" se comparada a tantas outras que eu já tive.

Eu não sei você mas eu meio que até me acostumei com dias assim.


Não é como se eu pudesse controlar sabe? 

Eu estou só vivendo meus dias e parece que alguém liga um botão de "problemas" e eles vão então começando a aparecer um depois do outro.

O trabalho que estava entrando na linha acaba tendo uma decisão errada que influencia em toda sua equipe.

Os amigos que você conversa todo dia começam a se sentir donos da verdade e só dão lição de moral em cima de suas conversas que nem são relevantes.

A família que deveria estar sempre aconchegante, parece mais que estão se isolando para não ter que olhar na sua cara, por causa da Pandemia talvez, mas você sabe que não.


Uma semana difícil.

No meio de tudo isso é bem difícil se centrar em coisas legais e eu por exemplo vou ficando de saco cheio até das coisas que gosto.

Deixo de me distrair, deixo de me divertir, deixo de me cuidar e tudo a troco de que?

De uma semana que está totalmente além do meu controle em que tudo resolveu acontecer de maneira mais errada sem que eu conseguisse segurar.

Mas será que esse é realmente o sentimento que eu deveria ter?


A semana foi difícil sim, mas porque eu sempre tendo a ver as coisas por uma perspectiva tão ruim?

Não tenho soluções que possam ajudar no trabalho, mas eu não deveria tentar pensar em algo?

Se o meu amigo está sendo um babaca, eu não seria amigo o bastante pra dizer isso logo para ele? Afinal, somos amigos e amigos são sinceros um com outro certo?

Se a minha família tem se distanciado, porque eu só vou deixando, fazendo com que cada vez mais a linha se estique e a volta seja mais difícil? Eu posso não ir lá dar um abraço apertado mas, essas coisas digitais tem que ter mais serventia nesses momentos não é?


Olha é bem difícil, eu sei. Eu hoje acordei e não estou a fim de fazer nada, só fechar meus olhos e esperar passar esse dia.

Mas é aí que eu preciso sempre me lembrar, esse dia que eu vou deixar passar nunca mais vai voltar.

Eu conto sempre como um dia sem fazer nada mas essa deveria ser a minha preocupação, perder 24hs do meu dia sem nem ao menos fazer com que ele seja melhor.

Isso é justo comigo?


A semana foi difícil sim, aconteceram coisas que eu não gostei sim e por causa disso eu vou ficar 24hs sem nada? Não é como se eu pausasse um vídeo não é? 

Não. A minha vida vai passar eu querendo ou não. O dia vai terminar e eu vou entrar em um ciclo por não ter feito nada. Tive uma semana difícil e a próxima semana não vai melhorar. É, esse é o fato, a próxima semana não é melhor, ela tem acontecimentos, pessoas, conversas, tudo igual a essa, então o que diabos acontece?

Acontece que eu vou fazer as coisas de maneira diferente e assim eu nem vou perceber que essa nova semana foi difícil, eu já fiquei na fossa semana passada então nessa nova vai ser melhor.

Nem sempre funciona regrado assim, mas é essa a impressão de costume que eu tenho.


Uma semana difícil com coisas ruins vem, me deixa no chão por um tempo, a próxima semana aparece e eu decido o que eu vou fazer com ela. Mas então, sendo fácil assim, porque eu já não decidi semana passada que a semana seria boa e não difícil?

É esse o truque, a gente nunca se prepara e vamos deixando as coisas do dia a dia nos atingir. As vezes mais, as vezes menos, mas sempre são as coisas que acontecem que acabamos absorvendo e não dá, não é algo tão fácil de manipular, tudo vai vir com o momento que você estiver, com o coração machucado ou alegre em que você se encontrar e só quando acontecer é que você vai perceber.

Se fosse fácil decidir quando uma semana vai ser fácil ou difícil acho que a gente perderia esse conceito não é verdade? Tudo o que eu posso dizer hoje é que eu mesmo preciso melhorar.

Ah não eu não vou dizer que a partir de agora vou olhar a semana como bons olhos porque tudo vai dar certo. Não. Eu posso ser atropelado por um burro e isso não vai fazer meu dia melhor, com certeza se isso acontecesse, essa seria uma semana difícil.


Então o que afinal de contas eu quero compartilhar com tudo isso aqui? Gente semanas difíceis vão acontecer, e sempre vai ser assim. Mas está tudo bem.

Muitas vezes as coisas vão acontecer e sempre vai ser a maneira com a qual lidamos com isso que fará toda a diferença. Como você encara a perda de emprego? Como você encara a briga em família? Como você encara um atropelamento por burro? Tudo isso e muito mais vai depender de você mesmo, e a gente nunca vai estar preparado.

Mas sabe de uma coisa, a gente não precisa se preparar. Essas coisas acontecem e nos fazem pensar e chorar e refletir, e tudo o que eu estou escrevendo aqui é para que você não encare essas coisas só esperando que algo melhore.

Não perca 24hs de seu dia, 48hs, etc. Se você teve uma semana difícil e não quer fazer nada, faz uma pipoca, manda uma mensagem para alguém que goste, veja um filme, sente na frente do computador e escreva um post, se force a fazer alguma coisa, por menor que seja, diga a alguém que você o ama, a gente nunca sabe como foi a semana dos outros, mas a gente sempre vai saber como foi a nossa.

Não deixe a sua vida passar sem fazer nada. Pode parecer não produtivo, mas no momento em que você olhar mais para você, isso fará toda a diferença.


Minhas semana foi difícil mas hoje, eu fiz alguma coisa!




Fernando Vilela Paciencia.

3 comentários:

Rafael Ferrer disse...

Realmente, ninguém está livre dos dias ruins, semanas ruins e por assim em diante. Mas vale um esforço para que isso não te derrube de vez. As vezes um papo, um meme , algo compartilhado entre amigos, pessoas que gosta pode dar um up e pelo menos passar essa fase e tornar menos dolorosa. Belo texto meu querido sz

Andressa disse...

Perfeito! :)

Lucas Fernandes disse...

É meu mano, realmente não dá pra impedir que os problemas sobrevoem a nossa cabeça, mas podemos impedir que façam ninho nela.

Vamos em frente pois tudo passa!
Parabéns pelo post!

Postar um comentário

Deixe aqui o seu recado. =D