sábado, 28 de maio de 2016

Coisas que Escrevo 52 - O que seria Saudade?


O que significa afinal este sentimento, que muitos sentem ou pelo menos dizem sentir?

Saudade na minha opinião é um termo muito complicado de se conversar, porque há diversas formas de se sentir saudade. As vezes temos saudade de alguém, de algo, de uma situação, de um tempo que passou, etc.

Acredito que quando se sente saudade de alguém, não necessariamente você gostaria de estar com aquela pessoa em questão, as vezes você passou tanto tempo em convivência com ela que sente esse baque quando a pessoa não está mais lá. Parece mais como uma mudança de rotina, onde que você fez tanto a mesma coisa por tanto tempo que quando as coisas mudam ou acabam, você em seu interior sente que está faltando algo, por mais doloroso que aquilo poderia ser, ainda sim parece que algo está faltando. Nossos corações se baseiam em rotina mais do que gostaríamos e talvez seja por isso que é tão difícil deixar as coisas ruins acabarem, por esse tipo de saudade dessa rotina.

Com falamos de saudade sobre uma situação, imagino eu que as vezes fazemos algo tão inacreditavelmente bom e gostoso, que chegamos a parar e as vezes, só as vezes, nos perdemos em pensamentos tentando relembrar como foi, como tudo aconteceu, e nesse fechar de olhos gostaríamos de vivenciar novamente cada segundo daquilo que passamos. Mas sabe, eu ainda sim acredito que existem coisas que por mais boas que fossem, só precisamos ter vivenciado ou passado por aquilo uma vez, para termos um parâmetro sobre a relevância que aquilo teve em nossas vidas. Claro que não estou dizendo para cada um de nós fazer uma merda na nossa vida para sabermos se é bom ou ruim, mas acho que as experiências são válidas para refletirmos se apesar de cada coisa que foi boa NAQUELA época, ela agora seria tão boa quanto. Um exemplo meio bobo, mas que pode mostrar um pouco do que estou dizendo seria se eu dissesse o quanto já "virei várias noites acordado para não fazer nada". Era algo que eu gostava e bate uma nostalgia quando penso nas séries que eu via, nas conversas que tinha com outras pessoas que corujavam também ou só ficava escrevendo algo, mas hoje não é algo que eu apesar de sentir saudade, vá ou queira fazer de novo.  

Mas não vou descrever o que penso sobre cada tipo de saudade, se não vou viver digitando por anos sem nunca acabar de me expressar.

Saudade.

Sim, sinto saudade de muitas coisas, de muitas pessoas, de muitas lembranças. As vezes gostaria que muitas coisas tivessem sido diferentes.

Se me arrependo de alguma dessas coisas?

Eu imaginava que não deveria me arrepender das minhas decisões por mais erradas que elas pudessem ter sido e isso sempre me ajudava a ser o que sou. Acabamos aprendendo com nossos erros e além das vivências de experiências boas e ruins, acabamos amadurecendo quando mais a frente algo que já passamos volta a acontecer. Então não seria um arrependimento, mas ter vontade de voltar para agir de uma maneira mais correta com relação a algo que aconteceu, e como não podemos fazer isso, acabamos levando para se acontecer de novo eu vou fazer melhor. Ser melhor. Cuidar melhor.

Algumas vezes eu paro e me pergunto se "de algumas coisas eu realmente sinto só uma saudade ou está mais para uma vontade de ter o que não tenho mais?"

Tive alguns amigos que não aparecem mais devido a falta de convivência, e eu sim poderia ligar mais para eles. Tinha coisas que eu gostava de fazer e não faço mais, onde eu poderia tentar arranjar mais tempo e voltar a fazê-las.

Parentes que se foram ou amigos que não estão mais em vida. Bem... esses não tenho como buscar. O será que tem? Me disseram uma vez que quando alguém parte, ela sempre vai estar entre as estrelas olhando por nós em cada momento de nossa vida, e isso me reconforta nos momentos de mais saudade.

É tão complicado quando dizemos saudade de algo, definir um sentimento que nem mesmo sabemos o quanto ele pode estar profundo em nosso coração pode ser bem difícil e ainda mais quando não estamos bem com outros aspectos de nossa vida e acabamos confundindo a vontade com realidade. Temos que ter cuidado antes de dizer algo assim em voz alta para que não acabe de tentar nos convencer de algo que não está mais ali, afinal como eu disse antes, somos pessoas de costumes rotineiros.

E está virando uma rotina dizer que sentimos saudades.

Eu não posso dizer o quanto a saudade é algo bom ou ruim. Não posso dizer sobre os sentimentos de ninguém com relação ao que vivem.

Eu só posso falar sobre o que eu sinto, o que eu vejo e o que eu penso.

Pra mim, se existe saudade é porque vivemos, passamos, aprendemos e construiremos pelos aprendizados que levamos de tudo isso. Eu aprendi, mas vou fazer valer a experiência para não errar mais. E se eu errar com os mesmos erros, vou tentar de novo e de novo e de novo, até eu estar pronto a superar esses erros que me levaram até onde estou.


Fernando Vilela Paciencia


2 comentários:

Thomaz Vilela disse...

Saudade, realmente é complicado. Eu já te contei que essa palavra não existe em inglês né? O "I Miss you" não tem a mesma carga expressiva, é um equivalente apenas, mas não significa a mesma coisa para um nativo.

Eu não acredito que o que você sentiu seja saudade de fato, para mim, a saudade é você realmente querer voltar para aqueles tempos ou rever aquela pessoa e você sofrer por isso. Isso torna as pessoas "saudosistas", que ficam sempre falando sobre "Ah, bons tempos..." ou "Se tudo fosse diferente..." e eu acho que isso não é nada positivo.

Gosto de pensar na nostalgia, que é um pouco diferente. A nostalgia é você lembrar de alguém ou dos tempos com carinho, lembrar mas sem sofrer por isso.... Essas memórias fazem parte de uma época que foi boa para você ou até mesmo ruim, mas que você aprendeu algo bom dela e por isso lembra com carinho...

Eu adoro nostalgia, o tempo todo fico lembrando de coisas do passado com carinho e feliz por ter sido assim, como os tempos que nós desenhávamos e eu vivia na sua casa jogando Turbo Game.

Respondendo: Não sinto saudade, sou apenas nostálgico.

Aline disse...

Nossa.. primeiro adorei o comentário do Thomaz... Qdo pensei que havia entendido o que era Saudade ele vem me dar outra definição...rs rsrs só sei que sinto saudades de mtas coisas sim, mas são lembranças que guardo com carinho e que me fazem ficar bem ou mal depedendo de qdo lembro delas...

Postar um comentário

Deixe aqui o seu recado. =D